Usar um batom, um rímel ou um lápis de olho fora do prazo de validade pode resultar em sérios danos à saúde. O mesmo vale para a maquiagem armazenada de forma errada. Outra questão que pode contribuir para o make-up do dia-a-dia se tornar perigoso é o empréstimo dos produtos para a amiga querida, a irmã, as colegas de trabalho... Um pouco de atenção àqueles produtinhos mágicos capazes de deixar qualquer mulher mais bela pode fazer milagres para a pele e para a saúde.
Olho na validade
Quando um alimento ou um remédio estão com o prazo de validade vencido você nem pensa duas vezes e já os joga fora, não é mesmo? Tal cuidado deve ser tomado também com as maquiagens, afinal, os produtos que usamos para destacar nossos olhos, pele e boca ficam em contato direto com áreas sensíveis de nosso corpo. Uma maquiagem vencida pode ocasionar desde irritação e vermelhidão até complicações mais graves, como cegueira, caso o produto usado nos olhos esteja contaminado com alguma bactéria, por exemplo.
O prazo de validade representa o tempo mínimo que um produto pode ser consumido, ou usado, no caso das maquiagens. Sendo assim, quando adquirir um produto não o deixe esquecido no fundo do nécessaire. Quanto antes do prazo de vencimento a maquiagem for usada, melhor.
Onde guardar?
O melhor lugar para armazenar estes produtos de beleza é um local fresco, longe do calor e da umidade. Se você costuma guardar suas maquiagens no armário do banheiro, melhor começar a pensar em outro lugar para acomodar suas sombras, batons, base... Tal cômodo da casa vive mudando de temperatura drasticamente, a ventilação não costuma ser muito intensa e nem é preciso falar da umidade, que reina nestes espaços.
Um bom investimento nesta hora seriam aquelas maletinhas próprias para guardar maquiagens, ou frasqueiras. Porém, caso você não tenha um dinheiro reserva para adquirir estes produtos, não tem problema. Guardar a maquiagem no armário do quarto ou em gavetas já está bom.
Limpeza é fundamental
Os acessórios usados para a aplicação da maquiagem, como esponjas e pinceis, também merecem cuidados e, principalmente, higiene. Se a maquiagem for usada diariamente, o ideal é que os pinceis e as esponjas sejam lavados, com água morna e sabão neutro, uma vez por semana. Mas caso você use maquiagem só nos fins de semana ou periodicamente pode deixar para higienizar, da mesma forma, os acessórios a cada quinze dias. Espere secar para usá-los e guardá-los novamente depois.
Metamorfose Muitas vezes, um produto mal fechado ou mal armazenado pode ir se deteriorando. Portanto, antes de usar qualquer maquiagem preste atenção na consistência, na cor e no cheiro. Caso você perceba alterações nestesquesitos, note pequenos granulados nos produtos ou uma nuvem branca sob eles, nem pense duas vezes e jogue-os no lixo.
Melhor prevenir do que remediar
Você conhece muito bem suas amigas, sabe que elas se preocupam bastante com higiene e que nenhuma delas tem alguma doença. Tem certeza? Por via das dúvidas, não saia emprestando suas maquiagens para todo mundo. Uma alergia, um herpes que não se manifesta a todo o momento ou uma conjuntivite podem contaminar seus produtos e comprometer sua saúde. Para não bancar a chata, estimule-as a fazer o mesmo e cuidar do seu kit de maquiagem como se fosse a escova de dentes ou uma roupa íntima.
O mesmo cuidado vale para aqueles produtos expostos na loja. Por mais que a vendedora insista para que você prove um batom nos lábios, por exemplo, é sempre mais aconselhável que o produto seja testado na mão e depois retirado com um lencinho umedecido.
fonte:http://www.magazineluiza.com.br/